segunda-feira, 30 de abril de 2012

Shvil Hasalat

Hoje dedicamos nossa manhã à causa ecológica: fomos conhecer projetos do KKL que fazem florescem o Neguev. Visitamos a floresta de Yatir e fomos a Chalutza, onde colhemos nossas próprias cenouras em verdes campos que cobrem o amarelo do deserto. Este projeto começou há 5 anos e já alterou consideravelmente a paisagem, realizando o sonho de Ben Gurion: trazer vida ao Neguev.

De lá, seguimos para o Shvil Hasalat (o caminho da salada) que dá ao visitante a oportunidade de conhecer as mais modernas técnicas agrícolas, além de experimentar saborosos tomates, pepinos, morangos e especiarias. Estufas cobertas transformam drasticamente o clima do deserto, possibilitando o crescimento das hortaliças. A produção é orgânica e utiliza, ao invés do pesticida, o controle biológico de pragas e abelhas selecionadas para polinização.

Lá também cultivam pimentas, que foram contra-indicadas por nosso guia. Apesar disso, alguns valentes se aventuraram a experimentar (claro que tudo foi filmado), resultado: conheceram de perto a dor e o desespero (de acordo com o guia, o efeito da pimenta ainda os acompanhará até o banheiro...).

Nós passeamos pelos cultivos e é permitido colher e comer qualquer coisa (embora não recomendem a pimenta). Provamos tomates italianos, tomate zebra, tomate israelense, pepinos, hortelã, entre outros. No túnel dos temperos, o guia fez uma brincadeira, vendando três pessoas que tinham que adivinhar o que estavam comendo. Claro que não tinham a menor ideia, só conhecem Mc Donalds...

Publico aqui algumas fotos de nosso verde dia.
Campo de Cenouras

Campo de Cenouras

Campo de Cenouras

Campo de Cenouras

Campo de Cenouras

Campo de Cenouras

Aprendendo sobre a Agricultura no Deserto

Aprendendo sobre a Agricultura no Deserto

Rafa Hess Comendo Tomate!!!

Tomate Cereja

Advertência para não Comer a Pimenta
(Reparem que a pimenta é tão forte que o "verry hot" é com dois erres)

Lucas Comendo a Pimenta

Almoço no Campo

Morangos

Morangos

Morangos

Conhecendo de perto as Abelhas de Polinização

Provando Temperos de Olhos Vendados

Liberando Pombos-Correio

Tomando Sorvete de Melancia em Forma de Melancia

 

Um comentário: