terça-feira, 17 de abril de 2012

Conversação com um Menino

Mãe e filho, um ateliê,
Azul é o rosto do menino,
Os cabelos da mãe brancos como o leite.
Diz-me, mamãe - pergunta o menino:
O que quer dizer "longe"?

"Longe", meu menino,
É ali nas montanhas,
Atrás dos bosques,
Para lá dos rios...
Longe é onde estão as ferrovias.
E as viagens pelo mar infinito.
Longínquos são as montanhas vermelhas como o fogo,
E os barcos no horizonte violeta.
E as suaves brisas da manhã.
Longe estão as ilhas douradas, e longe estão o gramado verde e úmido e a areia suave e seca.

Porém... Como explicar ao menino o que é o "Longe"?
Quando não sabe o que são rios e nunca viu uma montanha verde 
E não guarda na memória como sua mãe,
Imagens gravadas profundamente.
Como explicar ao menino do Gueto o que é "Longe"?

Poema de Wladyslaw Szlengel, de 1942, que retrata apenas um dos apavorantes dilemas da vida no Gueto de Varsóvia (tradução livre). O poeta foi morto em 1943, durante o levante do Gueto de Varsóvia.

Um comentário:

  1. Muito triste... Casualmente ontem em algum momento do dia recebi um recado do Diego dizendo, Mãe estou em Varsóvia, e naquele momento era tudo o que eu queria saber, me aliviei com a chegada de vocês... Logo depois me entristeci, justamente pensando em como teria sido terrível ter escutado de meu filho, esta mesma frase, em outra época.

    ResponderExcluir