quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cesarea Maritima

Por primeira vez em nossa viagem recuamos no tempo 2000 anos (em Jerusalém iremos ainda além) e aprendemos um pouco sobre a imponente Cesarea Maritima. Construída por Herodes, em homenagem ao Cesar, Cesaréia se mescla com o Mar através de seu engenhoso porto artificial. Depois dos romanos, passaram por aqui os Bizantinos e a cidade se tornou cristã. Vieram então os árabes e aqui ergueram sua Mesquita. Invadiram então os Cruzados, transformando-a em fortaleza européia, incrustada no Oriente Médio.  Baybars destrói então Cesaréia, que permanece praticamente 600 anos inabitada.

A partir dos anos 1950 começam as escavações arqueológicas - as terrestres e as submarinas - que revelaram a cidade em seus diferentes períodos de esplendor. Hoje, além do parque turístico e das lindas praias, a região floresce em cores vivas, com bairros residenciais, escolas, desenvolvimento de estudos tecnológicos e um importante parque industrial.

Infelizmente, não há câmera no mundo que possa captar a beleza do local e meu vocabulário é por demais pobre para descrevê-la. Ainda assim, posto abaixo algumas imagens que certamente não farão jus à beleza de Cesaréia, mas, ao menos, alegrará os pais que anseiam ver seus filhos.














Um comentário:

  1. Queridos todos,
    não avaliam a felicidade que sinto ao ver vocês alegres e vivenciando em grupo a terra de Israel.

    Daniel, o Blog está maravilhoso e as fotos espetaculares - a máquina fotográfica é aquela mesma?
    Abraços!

    ResponderExcluir