domingo, 22 de abril de 2012

Os Sábios de Lublin

Começamos nosso dia, após 4 horas e meia de viagem, em Lublin. Fomos recepcionados por um prédio imponente, demonstração inequívoca dos tempos de glória desta comunidade: a Yeshiva de Chachmei Lublin. Durante centenas de anos essa cidade brindou o mundo com mentes brilhantes, cujos ensinamentos marcaram para sempre transformações no pensamento judaico, na forma de estudar e de agir.

Aqui foi inventado o método de estudo do Pilpul. Também aqui, em 1923, o rabino Meir Schapira desenvolveu o método de estudo do Daf Yomi (hoje disponível online) que consiste em estudar 1 folha diária do Talmud por dia para, em 7 anos e meio, estudar todo o Talmud.

A Yeshivá está sendo restaurada para voltar a ser um centro de estudo e de espiritualidade. Aprendemos sobre o movimento Chassídico e os sábios da cidade. Nos sentamos no Beit Midrash (sala central de estudos) e aprendemos um pouco sobre o que é o Talmud e como é estudado.


 



Há uma famosa e divertida história que revela um pouco da complexidade e da sagacidade do Talmud e seus métodos de estudo. Assim reza a lenda:

Um Jovem diz ao Rabino: - Você me ensinou muitas coisas, mas uma coisa eu quero aprender e você não quer me ensinar... Eu quero que você me ensine a estudar o Talmud!
Diz o Rabino: Você é muito jovem e despreparado; você ainda não vai entender o Talmud!
O Aluno tanto insistiu até que o Rabino ofereceu um acordo:
Diz o Rabino : - Eu concordo em te ensinar o Talmud, com a condição que me responda a uma única pergunta
- Bom - diz o Aluno - Qual é a pergunta?
O Rabino pergunta: - Duas pessoas entraram em uma casa por uma chaminé, uma saiu limpa e a outra saiu sujo, qual das duas vai tomar um banho?
- Muito simples - responde o jovem discípulo - O sujo toma banho, o limpo não toma banho.
- Eu te falei que você não vai entender o Talmud - diz o Rabino - É bem ao contrario - o limpo olha para o sujo e pensa que ele também está sujo e vai tomar um banho. O sujo, por outro lado, olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar um banho. Para entender o Talmud é preciso olhar para todas as possibilidade e não se apegar a conceitos pré-definidos.
- Não pensei nisso - concorda o aspirante a aluno - Faça mais uma pergunta! Desta vez eu acerto e me mostrarei merecedor de estudar contigo o Talmud.
- Bom - diz o Rabino: - Duas pessoas entraram por uma chaminé, um sai limpo, o outro sai sujo, qual dos dois vai tomar um banho?
- Muito simples - responde o aspirante a aluno todo convencido - O limpo olha para o sujo e pensa que ele também está sujo, e vai tomar um banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar um banho.
- Outra vez você errou - diz o Rabino - Te falei que você não vai entender, o limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho, vê que está sujo e vai tomar um banho.
- Mas você não disse que tinha lá um espelho! - reclama o aspirante.
- É o que eu te falei - diz o Rabino - É a tua cabeça - Você é jovem demais e despreparado; precisa viver um pouco mais; aguçar seu raciocínio, agilizar seu pensamento - segundo o Talmud você precisa pensar em todos os aspectos possíveis - você precisa pensar em todas as possibilidades.
- Bom - diz o Aluno muito triste - Vamos tentar novamente, faça mais uma pergunta.
- Essa é a ultima vez - diz o Rabino - Duas pessoas entraram por uma chaminé, um sai limpo, o outro sai sujo, qual dos dois vai tomar um banho?
- Rabino, assim não vale! Essa pergunta não tem resposta certa!!!
O Rabino responde: - Eu te falei que você ainda não pode entender o Talmud - você é jovem e ainda despreparado para os mistérios do Talmud. Claro que tem resposta! A resposta é: Como é possível que duas pessoas entrem por uma mesma chaminé e uma sai limpa e a outra suja ? Impossível !!!
É isso.


Um comentário: