segunda-feira, 30 de abril de 2012

Centésimo Post


Estamos chegando ao fim de nossa jornada com um grupo muito especial, porque unido e preocupado em transformar o mundo. Um grupo muito especial porque composto de pessoas muito especiais, que estão, aos poucos, encontrando seu lugar no mundo e se posicionando diante do que veem.

Imagino que os longos textos podem ser entediantes e sei que não trazem a um pai o mesmo sorriso que as coloridas e vivas fotos de seus filhos. Sei que muito do que escrevo abaixo já é sabido, principalmente por quem já acompanhou outras Marchas (apesar de que, a cada ano, é uma experiência totalmente nova), mas sinto a necessidade de publicar aqui, então aí vai:

A todos os queridos seguidores deste blog,

Do lobby do nosso hotel provisório, em Jerusalém, umbigo do mundo e centro do povo de Israel, em frente à uma máquina de Coca-Cola, escrevo estas que, provavelmente, serão as últimas palavras deste blog.

Não me refiro às últimas e finais palavras, pois, se D-s quiser, ainda atualizarei vocês no aeroporto em Israel, na Holanda e em São Paulo, durante essa longa jornada que temos pela frente (fiquem ligados, que tem mais postagens ainda até amanhã). Mas acredito que estas serão as últimas linhas sensatas e bem pensadas escritas aqui, longe da correria aeroportuária.

Em primeiro lugar, preciso dizer que esta viagem não teria sido possível sem a dra. Débora, minha esposa (também conhecida em casa simplesmente como Ima), que me faz muita falta durante essa longa jornada. Ainda que muitos possam não notar, é ela o motor e a âncora que me permite navegar e participar desta Marcha. Ima: Sei que você também nos acompanha aqui. Sei que eu não estava aí para ajudar com as crianças, mas aqui, do outro lado do mundo, mais perto que nunca de vocês, tento timidamente participar da construção de um futuro melhor para nosso povo e para nossas crianças. Sei que provavelmente perdi os primeiros passinhos do Rafael (que já fez 1 ano!), mas aqui acompanhei os gigantescos passos de jovens que fazem parte de um grupo maravilhoso - passos rápidos e largos que os levam a alçar distantes voos.    

Queridos leitores, pais e amigos desta página: esses são nossos últimos momentos juntos no blog, nessa conexão espiritual e virtual que encurtou a distância entre América, Europa e Ásia, através da proximidade entre nossos corações (Quebramos agora a barreira dos 100 posts e temos quase 300 comentários!) Também são os últimos momentos de nossa jornada aqui: uma jornada que começou há quase 1 ano, com encontros preparatórios, estudos e a formação de um grupo unido, pronto para mergulhar nessa experiência.

Por um lado, voltamos amanhã para os braços daqueles que amamos, enriquecidos com tudo o que vivemos e trazendo excelentes recordações. Por outro lado, amanhã não haverá mais piadas no ônibus, nem aventuras e descobertas novas, nem arenque, pepino ou tomate no café da manhã (atenção pais: nada de tomate ou pepino no café amanhã). Nos despedimos de um momento que não queremos deixar passar, ainda que suas memórias e lições permaneçam consoco para sempre.

Sei que vocês que estão aí, tão pertinho da gente, do outro lado do mundo, também sentirão falta.

Amanhã não terão mais motivo para servir uma xícara quente de café e aconchegar-se diante do monitor para ler as tortas linhas aqui escritas. Sei que sentirão falta dessa leitura, de estarmos juntos e, principalmente, de saber que estamos, na prática, fazendo a nossa parte para construir um futuro mais tolerante e próspero para a humanidade e para o povo judeu, através deste programa tão significativo.

Sabíamos que passaria rápido e nos esforçamos para aproveitar cada minuto. Certamente voltamos a Porto Alegre diferentes de quando saímos. Levamos conosco nosso testemunho, o legado de nossa história, algo para dividir e passar adiante, para nossos pais e para nossos filhos no futuro.

Vocês que estão aí, tão pertinho, do outro lado do mundo... Amanhã estaremos mais perto ainda. Não haverá lugar no aeroporto para todos os abraços.

Quero agradecer a companhia de vocês durante essa viagem, certamente não teria sido igual sem vocês ao nosso lado. Não teria sido igual sem vocês com a gente!

Muito obrigado!


12 comentários:

  1. Obrigada a você Daniel que tantas alegrias nos proporcionou com seus relatos, permitindo compartilharmos um pouco da alegria de nossos queridos filhos e nos levando em viagem, o tempo todo, mesmo que virtualmente. Agora, entre lágrimas, agradeço a todos que tornaram estes momentos uma realidade que estará guardada para sempre nas mais doces lembranças!

    ResponderExcluir
  2. Daniel, desculpe a brincadeira mas, se eu pudesse, te dava um longo abraco ( após beijar e abracar a Ana Carolina loucamente). Fostes maravilhoso, relatastes com detalhes os passos de nossos filhos permitindo que viajássemos junto a vocês nesta jornada tao importante para nosso povo e para toda a humanidade.
    Somente posso agradecer a Debora e a teus filhos que permitem e entendem a tua ausência e a tua doação para que possas cuidar e guiar nossos jovens.
    TODA RABA RAV DANIEL AL A KOL! MI KOL A LEV, REJANE E FABIO.

    ResponderExcluir
  3. Daniel gostaria de tomar a liberdade de te dizer muito respeitosamente que também gostaria de te dar um abraço apertado para mostrar meu agradecimento por teres entrado em nossas vidas com palavras lindas e escrevendo com o coração todos os passos de nossos filhos e monitores com tanta clareza e carinho, pois isto nos da um alento à nossos corações cheios de saudades, você foi o elo. Vou ser sincera leio este último post com lágrimas por meu filho estudar nesta escola maravilhosa e poder encontrar pessoas maravilhosas dentre ela VOCÊ AMIGO.
    Até logo mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, que despedida linda. Tenho certeza que todos choraram ao ler. Concordo com as palavras ditas por outros pais, somos muito agradecidos a toda equipe que proporcionou esta experiência. Muito obrigada para a Lizete que após estes 15 dias sem dormir também espera ansiosa a chegada de vocês. Muito obrigada a Morá Sônia, Vitor e Sofia. Muuuiiitooooo obrigada ao Daniel por ser tão especial e nos permitir viajar junto com vocês através deste blog.
    Beijos,
    Ilana

    ResponderExcluir
  5. Querido Daniel,
    Hoje parei tua esposa Debora no final da tarde lá na escola. Me apresentei a ela e disse que ela era casada com uma pessoa muito especial, sensível e afetiva. Achei que dizendo essas palavras daria a ela um pouco do carinho e do alento que tu, através do blog nos destes nesses dias todos. Como amanhã não poderei te abraçar, fica aqui minhas palavras de MUITO OBRIGADO. Este não foi só um blog, foi a possibilidade de ver, sentir e compartilhar emoções.Através das tuas palavras diariamente vi minha filha crescer, amadurecer, rir e chorar.
    Obrigada também a morá Sonia, minha amiga e colega.Obrigado aos madrichim Vítor e Sofia, bem como ao nosso querido Pato.
    Ao grupo que toca para frente este projeto no Fundo Comunitário bem com a toda equipe representada pela nossa Lizete, um obrigado especial.
    Valeu, sem duvida tudo que a escola tem ensinado.São coisas importantes e compõe uma formação academica para meus filhos. Mas esta experiencia vale por todas as aulas que eles já tiveram e ainda vão ter. Experiencia forte, importante e que transmite o mais significativo para mim: fazemos parte, pertencemos, somos parte importante de uma corrente.
    Todá rabá LE KULAM,
    Márcia (MÃE DA ANINHA)

    ResponderExcluir
  6. Daniel! Eu poderia te agradecer por tudo o que estas fazendo por nossos filhos aqui em Porto Alegre, mas gostaria que meu sentimento e da minha família fosse público. Parabenizo a esta equipe maravilhosa, Sonia, Sofia, Vitor, Marcel e Pato
    Sempre, em todos os momentos, estive tranqüilo sabia que meu filho e seus amigos estavam em boas mãos.
    Agradeço muito ao Colégio Israelita, em especial a Lisete que comprou este programa e o transformou em uma lição de vida. Quero dizer que serei um militante do Fundo Comunitário que não mede esforços para levar todos os jovens para este momento único.
    Daniel! Obrigado por tudo, pelo carinho dado aos nossos filhos , pelo retorno das nossas angústias, feita sempre de uma forma brilhante.
    Acho que essa marcha não termina aqui ......inicia aqui! Esta foi uma viagem de formação: caráter, judaísmo, união, solidariedade ,. que certamente terá reflexo na comunidade, na família e no mundo
    .Parabéns a todos.
    Simon

    ResponderExcluir
  7. Daniel, parabens por este blog tão carinhoso, tão inspirado, e principalmente, por deixar a gente mais pertinho dos nossos babiess amados - porque pra nos eles são babies, embora estejam ai, saindo pra vida adulta, criando memorias intensas que guardarão com carinho pra sempre. Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  8. CHEGOU AO FIM NOSSA VIAGEM!nossa,porque viajamos junto com voces!rimos junto com o grupo,choramos junto,abracamos junto,conhecemos junto!
    Daniel nos te sentimos escrevendo com o teu coracao!o blog e simplesmente sensacional!a saudade e aplacada com tuas narrativas e imagens!muito obrigado a ti e aos professores e madrichim por cuidarem de nossos filhos e transmitir coisas boas e ensinamentos.Amigo desde sempre,um beijao a todos do grupo e lhes aguardamos de bracos abertos em porto alegre!BOA VIAGEM!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz demais pelo fato de que os "primeiros vôos" de nossos filhos sejam alçados ao teu lado e de pessoas tão bonitas como a Sofia, a Sônia, o Victor. A vivência da generosidade é fundamental para que se saiba o que realmente importa. Além dessa alegria, o agradecimento por distribuíres, Daniel, também a nós, a tua generosidade, que toma forma neste blog cheio de conforto e que nos permite viver com vocês tantas coisas lindas.Uma bela viagem!

    ResponderExcluir
  10. Daniel, muito obrigada por tornar a distância mais curta e assim podermos ficar tão perto dos nossos filhos. Hoje tuas palavras me deixaram particularmente emocionada. Obrigada a todos vocês por proporcionarem esta experiência maravilhosa aos nossos filhos e a nós tb. Bom retorno! Luli, te aguardamos cheios de saudades!
    Lidia (Mãe da Luiza)

    ResponderExcluir
  11. Eu li estas linhas com muito prazer e ao mesmo tempo com uma sensação de que a história vai seguir sendo contada, lembrada e passada de geração em geração. Parabéns a todos.Bom retorno!
    Ivone

    ResponderExcluir