sábado, 21 de abril de 2012

Shabat em Cracóvia

Este foi um Shabat muto especial. De noite, fomos à sinagoga Tempel fazer o kabalat Shabat. Voltamos para o hotel para um jantar festivo e logo após, nos sentamos para ouvir contos e cantar. Aprendemos muitas canções   e atraímos os americanos que vieram cantar com a gente e também ensinar-nos seus próprios gritos de guerra.

De manhã tivemos a oportunidade de passear mais uma vez pelo centro histórico de Cracóvia. Após o almoço de Shabat esfriou bastante começou a chover. Caminhamos sob chuva (mas todos bastante agasalhados) até a Fábrica de Oscar Schindler, que hoje abriga um incrível museu sobre a vida na Cracóvia ocupada pelos nazistas.

Passamos então pelo Gueto, onde há um monumento. Conhecemos a história de Tadeusz Pankewicz, um justo entre as nações, que arriscou sua vida para salvar muitos judeus através de sua farmácia, instalada no Gueto. Nos perguntamos se faríamos a mesma coisa em seu lugar: Arriscar a própria vida e a vida de sua família para salvar outro ser humano. Conversamos sobre outros genocídios que ocorrem hoje no mundo, principalmente na África e sobre como o mundo reage a isto e o que nós podemos fazer para mudar esta realidade.

Voltamos para o nosso Hotel para fazer a seudat shelishit (a última refeição do Shabat) e para fazer a havdalá. Amanhã seguimos para Lublin e para Majdanek e, de noite, pernoitaremos em Varsóvia. Será mais um dia longo e cansativo.

2 comentários:

  1. Queridos Ana Carolina, Daniela, Arthur, Leonardo, Guilherme, Fernando, Julia e Amanda! Estou muito feliz por vocês e espero que vocês estejam aproveitando a Marcha. Eu estou com muita saudade! Me falaram que os comentários do blog são lidos no bus, por isso to escrevendo, pra pelo menos um pouquinho estar ai com vocês, mesmo que só pelas minhas palavras. Queria muito estar ai, mas, coisas da vida né... Muuuitos beijos pra toda galera da turma 201!! Amo muito vocês, Raqui.
    ps: Beijos também pra esses madrichim super especiais que me alegraram nos domingos de 2011!

    ResponderExcluir