quinta-feira, 26 de abril de 2012

Yom Shishi Hayom

Bom dia, Brasil!

Aqui em Israel há uma expressão que acrescenta ainda mais pressa a já tumultuada vida do israelense comum: "Yom Shishi Hayom". Significa "hoje é sexta-feira". Ou seja, o dia é curto, temos que trabalhar, fazer compras, cozinhar, emfim tudo antes do Shabat começar. Além disso, os ônibus param de circular, as lojas fecham - é necessário fazer tudo com a maior agilidade possível, honrando o Shabat que sucede o tumulto, trazendo calmaria física e espiritual para as ruas da cidade.

Essa expressão nas ruas de Jerusalém é auto-explicativa:

Um motorista nervoso buzina compulsivamente. O outro abre o vidro e grita: "Má Kará Lechá" ("O que que houve?") e o esquentado buzinador simplesmente diz: "Yom Shishi Hayom" e está tudo explicado e perdoado, afinal todos compartilhamos do mesmo Shabat e da atávica sensação de ter que fazer tudo mais rápido e mais cedo na sexta.

Bom, hoje sentiremos um pouco disso. São 8:00h - em instantes sairemos na direção da Tayelet para começar uma agitada sexta-feira antes de um Shabat muito especial.

Até mais.

Café da Manhã no Hotel Caesar Premier - Sexta-feira

3 comentários:

  1. Queridos todos!
    Estar em JERUSALÉM no Shabat é puro sentimento. Não há palavras para expressar a energia que toma conta de tudo e todos!
    Desejo a vocês, SHABAT SHALOM!Vivam esse Shabat plenamente!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom shabat a todos! Aproveitem muito esses ultimos dias, e voltem que estamos todos com saudades. Ju, se precisares de claritin D pede pro Daniel comprar contigo na farmacia! Muita saudade, e muitos bjos!

    ResponderExcluir